CENÁRIO ECONÔMICO EMPRESARIAL DE PETRÓPOLIS É TEMA DE MESA-REDONDA DO IPG

Identificar os obstáculos para criar oportunidades para o Município e propostas para o PEP 20 (Planejamento estratégico para Petrópolis). Este é objetivo da Mesa-Redonda que o Instituto Philippe Guédon (IPG) promove no próximo dia 17 de outubro, na Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), a partir das 18h, com o tema “Cenário econômico empresarial de Petrópolis”.

Cleveland Jones

A situação econômica do Município e também a necessidade de atualizar o PEP 20, documento elaborado em 2019 pelo IPG, a partir da formação de oito grupos temáticos com participantes de diversos setores da sociedade petropolitana, com propostas para o desenvolvimento da cidade nos próximos 20 anos, foram as motivações para a realização deste evento. O Presidente do IPG, Cleveland Jones, ressalta que “Petrópolis passou por diversas mudanças nos últimos anos que afetaram a economia e por isso este evento será a chance de descobrir oportunidades de negócios em diversas áreas”.  

Ramiro Farjalla

O IPG convidou para facilitadores da mesa-redonda profissionais com perfis bem diferentes para estimular a participação do público. O Vice-Presidente do IPG, Ramiro Farjalla acredita “que muitas ideias relacionadas às vocações econômicas da cidade irão surgir a partir de temas como turismo, tecnologia e meio ambiente.”

Irão atuar como facilitadores Cláudio Ferreira Mohammad, Presidente da CDL, Felipe da Rocha Henriques, Diretor do CEFET/RJ Unidade Petrópolis, Gustavo Braz, Diretor Executivo da Orange Business e Presidente do Serratec, e Renato Farjalla, Doutor em Ciências do Desporto.

Podem participar todos os interessados em dar ideias ou também que queiram saber como está o cenário empresarial da cidade e quais as possibilidades reais de alavancar a economia petropolitana.

Conheça os facilitadores

Cláudio Ferreira Mohammad. Petropolitano, formado em administração empresarial pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e empresário da rede de lojas Opção Jeans, onde foi diretor industrial durante 20 anos, diretor comercial por 10 anos e diretor presidente por 15 anos. Atualmente ocupa o cargo de diretor do conselho administrativo.

Gustavo Braz – Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Orange Business, onde atua há 18 anos. Desde julho de 2023, também é presidente do Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana.  Sua formação executiva contempla especialização em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, além de MBA em Gerenciamento e Desenvolvimento Empresarial e MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Felipe da Rocha Henriques – Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela UERJ, possui Mestrado em Engenharia Eletrônica pela UERJ e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFRJ. Trabalha principalmente com os temas Redes sem-fio e Processamento Digital de Sinais. Diretor do Cefet/RJ – unidade de Petrópolis, onde também leciona nos cursos Técnico em Telecomunicações, Engenharia de Computação, Mestrado em Ciência da Computação e no Doutorado em Instrumentação e Óptica Aplicada do CEFET/RJ. Em 2019, participou da equipe que coordenou o XXXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 2019), na cidade de Petrópolis/RJ.

Renato Farjalla – Formado pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Mestre em Inovação Institucional em Educação Física Esportes e Lazer, pela Universidade Gama Filho, e Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade Trás os Montes e Alto Douro, Portugal. Possui mais de trinta anos de experiência na área de esportes. Também já atuou como pesquisador responsável pelo Laboratório de Atividades Físicas, Esportes e Lazer na Unesa, entre 2005 e 2018, e participa dos Conselhos Municipais do Idoso e do Esporte.

Deixe um comentário