Cultura e PARTICIPAÇÃO

Participar de atividades culturais é uma grande oportunidade de aprendizagem. Por isso, o IPG (Instituto Philippe Guédon) não só promove, como também comparece a eventos organizados por outras Instituições.  Por exemplo, recentemente, participou de Rodas de Leitura na Livraria Nobel. Atividades como esta proporcionam uma troca de ideias, porque todos podem se manifestar, o que é fundamental para a democratização dos saberes. Além disso, é uma grande chance para as Organizações divulgarem seus trabalhos e explicarem seus objetivos.  Apesar de estarmos conectados nas Redes Sociais, o contato “olho no olho” ainda é uma forma de comunicação bastante eficaz, pois promove também uma socialização dos participantes, que ao falar sobre suas próprias experiências e ouvir a dos outros, ficam mais motivados a se envolver em causas sociais. 

Escutar várias pessoas, com diferentes opiniões, é uma forma do IPG também dar continuidade aos seus objetivos, que são:

  • Contribuir para a capacitação dos cidadãos para o pleno exercício da gestão participativa;
  • Promover a ética, a participação cidadã, a sustentabilidade e a conscientização ambiental;
  • Promover a divulgação das informações aos cidadãos, com ênfase sobre a realidade municipal e intermunicipal, global e local, de forma conectada;
  • Estimular o desenvolvimento econômico-social;
  • Defender a criação de um instituto de planejamento estratégico permanente, independente, para o município de Petrópolis, como forma de orientar de orientar e estimular seu desenvolvimento ordenado e sustentável a longo prazo;
  • Promover programas e projetos que visem a melhoria do bem-estar coletivo.

Quem quiser conversar mais sobre esses objetivos não pode perder a próxima Roda de Conversa que será realizada pela empresa Crtl+Café, na Livraria Nobel, no próximo dia 22, a partir das 17 horas. O vice-presidente do IPG, Ramiro Farjalla, estará presente e dará continuidade ao tema sustentabilidade e inovação, baseado na literatura de Yuval Noah Harari, em suas obras Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o Século 21.

Deixe um comentário