IPG Participa de reunião extraordinária do IBGE

A convite da coordenadoria da Região Serrana do IBGE, o Instituto Philippe Guédon (IPG) participou da reunião extraordinária de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, realizada na última quinta-feira (20/07) na Casa dos Conselhos.

No evento, o Coordenador Sebastião Carlos de Carvalho apresentou diversos dados do Censo 2022, com destaque para a redução da população de Petrópolis, que teve queda de 5,7%. Em 2010 a população era de 296.044 habitantes e hoje é menos de 279 mil habitantes. Apesar da redução populacional, o número de habitações no município aumentou mais de 21% com relação ao último censo (2010). Sebastião também lembrou que IPG foi uma das Instituições que apoiaram o censo na cidade, colaborando com a divulgação.

Na reunião foi informado que a queda da população brasileira em muitos municípios motivou a Associação Brasileira dos Municípios a entrar com um recurso preventivo para evitar a aplicação imediata dos novos percentuais no Fundo de Participação dos Municípios. Além disso, discutiram a importância de focar mais esforços nas políticas para as vocações econômicas do município, que fortaleçam sua sustentabilidade econômica, e que poderão fixar mais talento e mão de obra em Petrópolis.

O presidente do IPG, Cleveland Jones, e Renato Araújo, ambos representando o IPG, participaram das discussões sobre as implicações para o município, tanto econômicas como sociais, em relação à composição populacional, distribuição espacial no território do município, e para seu desenvolvimento futuro.

De acordo com Renato Araújo “No contexto dos trabalhos do IPG para promover um planejamento de longo prazo no município, e estruturar as ações prioritárias e estratégicas para seu desenvolvimento e para a qualidade de vida em Petrópolis, diversos pontos já haviam sido abordados pelo PEP-20 – Planejamento Estratégico para Petrópolis, construído colaborativamente pelo IPG e mais de 100 colaboradores de toda a sociedade”. Renato citou também a questão do “abairramento” do município, mencionado pelo coordenador do IBGE, como uma ação para facilitar o censo e, consequentemente, o planejamento da cidade, e que esse tema já fazia parte das discussões de Philippe Guédon, na época da Frente Pró-Petrópolis que originou o IPG.

Cleveland Jones destacou que “ficou claro que muitos desses pontos merecem atenção especial agora, a partir da realidade que o Censo 2022 mostrou, como a necessidade de buscar mais resiliência para as habitações em locais que apresentam riscos, até como forma de estancar a fuga de habitantes”.

Cleveland Jones esclarece que “a participação do IPG em mais este evento demonstra o trabalho contínuo que desempenha, buscando ampliar, perante a sociedade, a discussão dos temas que afetam os munícipes de Petrópolis, e mostrando a importância e necessidade cada vez maior de um planejamento estratégico para direcionar conscientemente os rumos futuros do município.

Deixe um comentário