O Presidente do IPG (Instituto Philippe Guédon), Cleveland M.Jones, participou na última sexta-feira (04/11), de uma reunião promovida pelo IBGE, na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta.
O evento, que contou também com participação de outras Instituições, teve como objetivo apresentar à sociedade, conforme previsto em lei, os resultados parciais do censo deste ano, assim como fazer uma prestação de contas dos trabalhos realizados.
O Coordenador de área do IBGE em Petrópolis, Sebastião Carvalho, explicou as dificuldades e os diversos desafios que o IBGE enfrentou para realizar o censo de 2020. Como, por exemplo, a redução do orçamento para realizar o censo que, de R$3,1 foi reduzido para R$1,6 Bi. A pouca adesão dos aprovados e convocados para a função de agentes censitários (em Petrópolis eram previstos 280, mas só 120 estão trabalhando), assim como a relutância de muitos moradores em atender aos agentes prejudicaram o andamento do censo. Até agora a população recenseada foi de 176 mil e a estimativa atual do município é de 309,4 mil habitantes.

Na reunião foi explicado que, até o fim do censo, diversas ações, como mutirões, serão realizadas para completar o levantamento. Além disso, também foi informado que Petrópolis está numa faixa de população em que pequenas mudanças na contagem não afetarão as transferências de recursos ao município (FPM), mas ainda assim o IBGE tenta sensibilizar a população sobre a importância do censo para fundamentar políticas públicas municipais, estaduais e federais, que beneficiam toda a população.
Uma reunião adicional está planejada para após o término dos trabalhos do censo em Petrópolis, para apresentar os resultados finais. De acordo com Cleveland, como o IPG tem como principais objetivos promover a gestão participativa e introduzir o planejamento estratégico na gestão do município, como parte de suas ações, se ofereceu para ajudar na realização do evento promovido pelo IBGE.
Quem quiser obter mais informações sobre o censo em Petrópolis é só clicar aqui para acessar o mapa